Entrevista Especial
Nelson Araújo
Ano 6 - Edição 28 - Set/Out de 2014

Sejam Bem Vindos à nossa primeira edição de Turismo Natural.

Publicado em 22 de Janeiro 2014

Sejam Bem Vindos à nossa primeira edição de Turismo Natural.

Nossa primeira parada foi na praia de Castelhanos. Localizada em Ilha Bela-SP fi ca aproximadamente a 250km de São Paulo. Saindo de SP pela rodovia Ayrton Senna, seguida da Rodovia Tamoios, no final da Serra à direita, sentido litoral Sul.

Chegando em São Sebastião pega-se a balsa para Ilha. Essa balsa leva veículos e pessoas de hora em hora e em temporadas, eles fazem a mesma travessia de 15 em 15 min. Custo da travessia: R$ 16.00 por carro. Tempo máximo da travessia 20min.

Na Ilha, várias agências proporcionam a chegada a Castelhanos. O acesso é difícil, e só existem três maneiras de se chegar lá. Jipe (2 horas), barco (3 horas) e caminhada (5 horas).

É proibido acampar na praia, porém existem dois campings que oferecem refeições e porções até as 18 horas. Não há energia elétrica, apesar de ter banheiros e chuveiros (frios).

Para quem quiser passar noite, o camping cobra R$ 5 reais a diária, por pessoa.

Atividades: Praia com 2 km de extensão, com ondas de ate 2 metros, apropriadas para surfistas (ondas cavadas). Castelhanos é considerada uma das 10 praias mais bonitas do planeta.

A natureza intocada e a tranquilidade que o lugar proporciona são algumas das qualidades dessa beleza natural.

Cachoeira do Gato. À esquerda, no final da praia, começa uma trilha em mata fechada para a Cachoeira do Gato. Uma hora e meia de caminhada com nível médio de dificuldade, faz com que você conheça uma linda cachoeira de 150 metros de altura com águas potáveis e cristalinas. A exuberância da natureza e a energia dessa, faz com que o local seja inesquecível.

Para quem está achando que a praia não é habitada e preservada não é bem assim. Existem pessoas cuidando do local, preservando o meio ambiente. Eles separaram o lixo que é levado pelos jipeiros semanalmente; dando instruções sobre como conservar a natureza; quais as regras estabelecidas pelas prefeituras com relação aos locais mais adequados para camping, entre outras ações. Utensílios essenciais: Protetor solar, repelente (esse ítem merece um enfoque especial), tênis e, para quem for acampar, não esqueçam da barraca e da lanterna.

Quem conhece Ilha Bela sabe que apesar do lugar ser lindo é também habitado por borrachudos, então atenção especial para pessoas alérgicas. Mas não pense que nunca poderá desvendar esse local. Procure seu médico.

Dica para quem quer evitar os borrachudos independente de ser alérgico ou não. Uma semana antes da viajem, tomar duas cápsulas de complexo B duas vezes por dia, após as refeições. O excesso do complexo B é expelido pela pele, soltando um cheiro que não agrada muito os bichinhos, e é imperceptível ao olfato humano (consulte um médico antes de tomar). Mas mesmo assim, repelente é indispensável.

Indicação: Não importa a idade, o que vale mesmo nesse paraíso é o espírito jovem e aventureiro que está em você.

Nós experimentamos e amamos.

A energia do local é única, vale a pena experimentar também!

Matéria publicada na 1ª. Edição / 2007

Edições Anteriores
Conheça todas as edições anteriores
da revista viverde.

Cadastre-se

Para receber nossa newsletter, cadastre seu email no campo abaixo.

Apoio