Entrevista Especial
Nelson Araújo
Ano 6 - Edição 28 - Set/Out de 2014

Cambury, praia do surfe e da consciência ambiental

Publicado em 22 de Janeiro 2014

Bem vindos à segunda edição de Turismo Natural!!!

Nessa nossa segunda parada conheceremos mais um paraíso escondido chamado Cambury, localizado a 299 km de São Paulo. Entre Ubatuba e Paraty no km 02 da BR 101 se esconde uma aconchegante e encantadora praia com 1 km de areias finas e águas calmas e cristalinas.

Em uma aldeia de pescadores com 450 habitantes Cambury proporciona estrutura para aventureiros que gostam da pratica de camping. Diária de R$ 10,00 por pessoa com estrutura de energia, sanitários e banho frio brrr. Almoço por R$ 8.00 o prato feito.

Cambury é uma pequena vila de pescadores em plena Mata Atlântica, no coração do Parque Estadual da Serra do Mar e somente a 24 km de Paraty. Há mais de 200 anos as famílias quilombolas (descendentes dos escravos que se refugiavam em quilombos), e caiçaras vivem em harmonia com a natureza. As casas tradicionais de pau-à-pique, fogão à lenha e as canoas de madeira ainda estão em uso por lá. Uma boa oportunidade para conhecer uma das culturas mais antigas depois da colonização.

Existem várias trilhas em mata virgem com cachoeiras escondidas e piscinas naturais como a Cachoeira do Poço (15 min nível leve). A praia deserta “Brava de Cambury” é ideal para o surfe. (25 min, nível médio) E também passeios de barco, mergulho e rapel são possibilidades de lazer.

Há sete anos atrás o camping livre era liberado na praia de Cambury, mas a falta de conscientização ambiental de seus visitantes fez com que os moradores da pequena vila dos quilombolas tomassem uma atitude bonita de estruturação para uma melhor preservação e conservação daquela natureza intocada. Hoje sua visita é possível e muito mais agradável, pois sabemos da preocupação com o meio ambiente e que os órgãos públicos se responsabilizam pela recolha semanal do lixo lá produzido e da educação das crianças que lá habitam.

Praia indicada para turmas e famílias que gostam de uma aventura em meio à natureza, mas com todo conforto e segurança.

Por Jéssica Kirsner Publicado na Edição 2 / Novembro 2007

Edições Anteriores
Conheça todas as edições anteriores
da revista viverde.

Cadastre-se

Para receber nossa newsletter, cadastre seu email no campo abaixo.

Apoio