Entrevista Especial
Nelson Araújo
Ano 6 - Edição 28 - Set/Out de 2014

Cooperativas recolhem 2,9 milhões de latas de aço pós-consumo para bebidas no litoral do Ceará durante o Carnaval 2014

Publicado em 18 de Março de 2014

Durante o carnaval de 2014 catadores de diversas cooperativas dos litorais da capital, leste e oeste do Ceará recolheram aproximadamente 2,9 milhões de latas de aço para bebidas – refrigerante e cerveja -, o que representa cerca de 96 toneladas de aço, em parceria com o Projeto Reciclaço, iniciativa do poder privado criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e incentivar a valorização das embalagens de aço pós-consumo para fins comerciais. Todo o aço recolhido, material 100% reciclável, será vendido para as siderúrgicas que a reutilizarão para a fabricação de novo aço, usado para os mais diversos segmentos como construção civil, automóveis ou mesmo embalagens. “O Programa Reciclaço tem como objetivo a divulgação, conscientização e educação ambiental, bem como o incentivo da coleta de latas de aço para bebidas pós- consumo”, explica Alexandre Alves do Nascimento, coordenador do projeto. No litoral da capital foram recolhidas 84 toneladas pelos parceiros do Reciclaço. Já nos litorais leste e oeste foram cerca de 3 e 9 toneladas respectivamente. “Queremos aumentar ainda mais o índice de reciclagem das embalagens de aço para bebidas no Brasil, que hoje já alcança 88% do mercado”, conta Nascimento. O Projeto Reciclaço foi criado em 2001 e conta com aproximadamente 3.350 estabelecimentos voltados para a coleta diária de latas de aço para bebidas. Sem fins lucrativos, o projeto é responsável por gerar renda para mais de 15 mil famílias e possui como estratégia subsidiar o serviço de coleta, oferecendo ao mercado o melhor preço pela sucata de latas de aço para bebidas. Estima-se que mais de 194 mil toneladas de aço já foram recolhidas desde o início das atividades. A atuação do Reciclaço acontece em eventos populares nos estados do Nordeste e no Pará. O programa criou um canal direto com os sucateiros, cooperativas e associações para o esclarecimento de qualquer dúvida, pelo telefone 0800-703- 5282.

Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo

Fonte: Assessoria de Imprensa
Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: 11 3813-1344

Edições Anteriores
Conheça todas as edições anteriores
da revista viverde.

Cadastre-se

Para receber nossa newsletter, cadastre seu email no campo abaixo.

Apoio